Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Dicas Básicas

Redirecionando................
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






65 comentários:

  1. Não uso tanto a minha máquina como gostaria. E um dos motivos é que ela veio sem o manual e fui deixando para lá. Ontem baixei na internet e tudo mudou.
    O seu blog é meu companheiro nas receitas. Pego muita coisa aqui.
    Obrigada pela atenção em colocar essas dicas importantes.

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas, já sigo quase todas.. A farinha dona Benta eu uso só pra bolos, pros pães também nunca gostei, prefiro gastar um pouco mais e comprar Renata.
    O que enjoei completamente de fazer pão na máquina é o formato.
    Hoje eu uso a máquina só pra bater a massa, depois coloco pra assar no forno do fogão.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram, se tiverem mais dicas mandem que serão colocadas também aqui!

    ResponderExcluir
  4. Olá Maurício,amei suas dicas!Bem válidas,ainda mais sobre a farinha(marca) e fermento.
    Obrigada!

    Bjs
    Fran

    ResponderExcluir
  5. FRAN, estou atualizando sempre, se tiver dicas também pode mandar viu! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. É possível substituir as receitas com margarina ou manteiga por óleo ou azeite de oliva? E a quantidade é a mesma?

    ResponderExcluir
  7. Pode susbstituir sim, é a mesma quantidade, só em bolos que não aconselho substituir ok! venha sempre visitar!

    ResponderExcluir
  8. adorei todos os comentarios foi me mt util acabei de adquirir uma makina kando tiver dificuldades venho consultar obrigada

    ResponderExcluir
  9. mauricio sera ke esta makina consome mt energia brigada com tudo a subir nao sei se compensa fazer pao em casa

    ResponderExcluir
  10. Maria, o consumo é bem baixo, vc pode ver com exatidão no manual, mas para mim não noto nem diferença na conta, e uso bem a máquina e sem falara que para mim compensa muito, pois não tenho tempo para ir em padaria e enjoo rápido de um único tipo de pão, então faço sempre diferente, e acordo com o cheirinho gostoso pela casa!!! Até mais!

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas pára quem está começando á usar máquina de fazer pães!
    Vlw

    ResponderExcluir
  12. Mauricio, amei o blog. Comprei uma máquina nessa semana! To toda cheia de dúvidas e já fiz duas receitas que ficaram bem ruim. O pão ultra rápido (desconfio que a água não estava mto morna). Não cresceu... talvez devesse eu ter colocado o fermento na água. E o bolo de chocolate que na receita vem sem fermento. Não contestei e ficou uma sola de sapato. O pão básico ficou ÓTIMO. Hoje vou fazer mais alguma.. rsrs abraço

    ResponderExcluir
  13. Ué, mas está lá o fermento, será que viu direito? De qualquer forma parabéns pela bela aquisição!

    ResponderExcluir
  14. hahahaha Vi completamente errado. Não conta pra ninguém! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Adorei o blog!!!Adorei as dicas.Minha mãe comprou uma panificadora e adorei , e logo adquiri a minha.Estou utilizando a farinha Dona benta, mas já vou trocar e o fermento não encontrei o Fleischmann, mas gostei do Mauri. Fiz o panetone e ficou ótimo, alias para o panetone eu fiz metade da receita do manual por minha conta e deu tudo certo , uma delícia. Mas quando fiz a receita inteira ele não cresceu como esperava, mas ficou bom. Agora vou sempre acompanhar suas dicas!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o blog! Encontrei aqui uma boa variedade de receitas e de dicas. Assim que eu fizer alguma receita eu volto para comentar!

    ResponderExcluir
  17. ola Mauricio o seu blog e uma maravilha visto isso eu pesso ajuda comprei a MFP do Lidl mas nao traz manual pode me ajudar muito oobrigado

    ResponderExcluir
  18. Oi Olga, dê uma busca no site http://manual-de-instrucoes.com/ ou no google, com certeza irá encontrar! bjs

    ResponderExcluir
  19. Essa marca FLEISCHMANN é boa em todos os aspectos? Quero dizer, Mistura pronta pra pão bolo....voce recomenda???

    ResponderExcluir
  20. Olá Daniel, sim, em todos os aspectos, eles tem misturas prontas para pães também, são deliciosas e perfeitas para as máquinas de pão, os bolos são dividos, principalmente o Chocomusse, esse é meu vício hauahua. Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Bolos de milho são uma tentação da peiga, quando minha mãe faz pelo menos metade do bolo é minha, e vai tudo praticamente no mesmo dia, hahaha! Pao caseiro entao é um vicio..mais ai a consigo controlar. Ainda bem que sou magrelo, posso abusar, hauhauahah!

    ResponderExcluir
  22. Opa, vc recomenda a Donna Benta Reserva especial? aparentemente ela não parece ser ruim...eu ja utilizei a RENATA PURISSIMA mais ela parece meio "comum". Sobre o fermento, minha mãe usa muito o fresco da marca ITAIQUARA, é um fermento bom, eu recomendo, a voce usa-lo se não conhece, é até melhor que o da FLEISCHIMANN, a minha duvida é em relaçao ao tipo de fermento, FRESCO ou BIOLOGICO, nota-se que o fresco parec que o pao cresce mais rapido, mais se vc deixar ele muito tempo "crescido" parece que o pão nao fica legal quando assa, minha mae fez o pao com o fermento BIOLOGICO FLEISCHIMANN, ela fez a noite e deixou pra assar de manhã, o pão ficou meio seco...não ficou legal...enfim, se vc puder dar mais alguma dica de FERMENTO, PREPARO...e etc, eu ficaria grato, obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Daniel, na verdade também pode-se usar o fermento fresco, cuidado para não se confundir, pois os dois devem ser BIOLÓGICOS, a diferença é que um é FRESCO e o outro GRANULADO SECO ok! Caso vá utilizar o fresco nas dicas vc encontra a equivalência. Outra coisa, usar o fresco ou o seco não judará a humidade do pão, a única coisa que muda é a fermentação, então a forma que a massa toma, os buraquinhos, e o aroma é que mudam um pouco por característica do próprio fermento e a forma que fermetará. É isso, abraços!

    ResponderExcluir
  24. Não compreendi o final. Muda o gosto? Portanto, qual você acha melhor nesse aspecto de "gosto", tem alguma diferença plausível..?

    ResponderExcluir
  25. Isso mesmo, o sabor e aroma mudão um pouco, algo sutil mas perceptivel. A diferença é devido ao tipo de microorganiamos que compoem o fresco e o seco. Já utilizei muito o seco, depois muito o fresco congelado, depois voltei ao seco, prefiro o seco, mas é uma questão de gosto.

    ResponderExcluir
  26. Entao vou usar o em pó entao. Sobre o "quimico", qual a principal diferença nesse quesito, não só de gosto mais da massa....

    ResponderExcluir
  27. oi, me explica uma coisa que não entendi, pode congelar fermento? Pq perto da minha casa tem atacadão onde vende em saco maior, não vende pequeno, eu compro ele mas não uso o suficiente para o tempo de vencimento, acaba vencendo o prazo e jogo fora, então, se eu comprar posso guardar no freezer que, mesmo vencendo, não se perde a qualidade dele? Se sim, até qto tempo posso guardar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Olá Keila, isso mesmo, vc pode congelar o fermento, tanto o fresco como o granulado seco, no caso do fresco é bom dar uma quebradinha nele para faciliar na hora de usar ou separar em saquinhos já nas porções, e no caso do seco vc tb pode separar em saquinhos ou simplesmente colocar em um frasco de vidro com tampa e ir usando, sura muito tempo, o pacote grande de 500gr tem validade de quase 2 anos, no freezer ele dura quase o dobro. Lógico que vc deve tirar do freezer, já usar e já guardar para não transpirar e molhar né rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Mauricy...fermento dr. oetker é melhor que o da fleischmann? Tem o fermento Dona Benta também....fazendo um rank desses fermentos, qual seria sua preferencia...digo isso porque me falaram que o fermento dr. oetker é melhor do que o da fleischmann, procede essa informação?(biologico instantaneo)

    ResponderExcluir
  30. Olha eu só uso hoje em dia o fleischman, para mim não tem igual, eles tem até um especial para massas doces. Dr. Otker nunca usei o biológico só o quimico para bolo e era bom, mas faça assim, compre 1 sachezinho e experimente, se gostar aí compra maior quantidade e nos diga aqui no blog o que achou! Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Opa, fiz o teste esses dias no panettone, ficou sensacional, é bom também o fermento da Dr. Oetker, pra falar a verdade não vi diferença com relaçao ao da Fleischmann, é a mesma qualidade...tem um outro que se chama "apti", é uma marca desconhecida, mais tem resultados satisfatorios também, eu usei-os aqui porque veio em umas cestas basicas que eu ganhei, ai resolvi testa-lo...é bom também....

    ResponderExcluir
  32. Eu acho que tem um erro referente a "equivalencia" do fermento, 15g do fresco=1 colher(sopa) do granulado instantaneo e não de 1 colher (cha) como diz aqui...posso estar errado, mais é que na maioria dos blogs eu vejo que a medida é 15g fresco=colher de sopa( e não de cha ) ....

    desculpe-me a "Petulancia", rs, é que só quero tirar essa duvida...

    parabens pelo bog

    ResponderExcluir
  33. Olá "Anônimo", não está errado não, é isso mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Ola´maricio, sou o "anonimo"....Huum, Juro que agora eu me confundi, rsrsrs.....cada lugar á uma informação diferente, rsrsrs

    OBRIGADO...não sei o que eu faço

    ResponderExcluir
  35. João, 1 colher de sopa é muito fermento, pois o granulado seco é mais forte em relação de proporção do que o fresco, 3 vezes mais forte para ser mais preciso. Já usei muito tanto de um coo do outro, da forma que ensino nas dicas (congelados). Abraços!

    ResponderExcluir
  36. Obrigado pela atenção mauricio...
    Digamos que em receitas que em receitas que peça 1 colher, nelas sim eu coloco a quantidade informada, e se caso peça 10g de fermento é uma colher(cha) bem cheia....Corrija-me se eu estiver errado por favor. É que eu comprei umas misturas prontas pra pão de milho da fleischmann e esta pedindo 5g de fermento, porém, informa que é 1 colher de (sopa) rasa, estou na dúvida.

    ResponderExcluir
  37. João, já fiz e faço quando estou com pressa os da fleishman e usei 1 colher de chá, pois são pequenos, não passam de 500gr, se vc usar 1 colher de sopa vai crescer muito, a não ser que seja uma colher de sopa rasa do fermento fresco, mas do granulado não. Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Obrigado mauricio, normalmente eu faço paes de 600g~900g, alguns crescem bastante, outros não....Eu queria saber se influencia no gosto do pão a quantidade de fermento....influencia? Desculpa minhas perguntas mauricio, eu tenho até outras a fazer sobre esse assunto, mais vou deixar vc me responder essa ai depois eu falo +?

    ResponderExcluir
  39. Olá, João, basicamente o fermento não deve afetar o savor, mas eu particularmente sinto diferença do granulado seco para o fresco, mas quanto ao crescimento varia de receita para receita mesmo, e nos doces geralmente quanto mais ovos e açúcar mais densos ficam.

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho muita dúvida ainda na relação que eu coloco quando eu vou fazer os pães...quando eu faço a receita a "olho", eu sempre coloco ½ colher(chá), essa quantidade é porque eu nao faço pães grandes, normalmente de 3 a 5 xicaras de farinha...as vezes o pão cresce que um absurdo, as vezes não...Hoje por exemplo eu fiz um pão de 600g +- e coloquei ½ col. de chá e ele cresceu tanto que bateu na tampa, detalhe, minha mfp faz paes de até 1400g

    ResponderExcluir
  41. COmprei recentemente uma Cake Nuts da Philco, que vem com um "dispenser" na parte posterior da tampa, para frutas e outros ingredientes adicionados no meio do processo. O que notei foi que a "portinha" interna do dispenser se abre no meio do processo, parece que é automático, mas não tem uma opção no programa para abri-la ou não. O dispenser não é sequer mencionado no manual. Notei também que é necessário fechar a portinha interna toda vez que for fazer outro pão, pois a massa "afunda"... Você tem alguma dica para esse dispenser?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  42. RENATO, acho bom vc entrar em contato com o fabricante, talvez eles lhe deem uma dica e vc pode ainda contribuir para a melhora disso. Abraços!

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo blog, têm receitas e dicas muito úteis.
    Peguei uma receita de pão de leite aqui, mas não deu certo, ficou seco e com a casca grossa. Fiz a receita do pão básico da Britania e deu super certo! O pão saiu suuuper fofo, enorme e sem casca. O que fiz para melhorar a receita foi colocar melhorador de farinha. Fica a dica. :)

    ResponderExcluir
  44. Mauricio, sem palavras pra te agradecer pelas preciosas dicas que voce nos dá.... ganhei minha Panificadora e minhas primeiras receitas foram desatrosas rsrs depois comecei a fazer pao de leite e de batata que foram as unicas que cresceram e ficaram comestiveis, mas no dia seguinte eles sempre ficam duros. Hoje descobri seu blog e estou encantada!!! Hoje mesmo vou fazer pao de ovos e volto pra contar!!! beijos, Dalila.

    ResponderExcluir
  45. Oi Dalila, agradeço muito os elogios e parabéns pela nova máquina, vá com calma que vc pega o jeito e depois que pegar o jeito vc fará qualquer coisa na máquina rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  46. Ola Mauricio, fiz o pao de ovos, mas a massa ficou um tanto pesada, mas acredito que tenha sido culpa da Dona Benta com fermento rsrsrs (tudo que vc nao recomenda, mas so tinha ela em casa)mas nao desisti e em breve vou tentar com a farinha recomendada. Obrigada, Dalila.

    ResponderExcluir
  47. Dalila, nunca, nunca mesmo, use farinhas que já venham com fermento para fazer pães, não dá certo, estas farinhas são somente para bolos e massas semelhantes. Abraços!

    ResponderExcluir
  48. Olá, adqueri recentemente a minha mfp.. Fiz duas receitas que vem no manual.. O pão branco e o pão francês.. Ficaram otimas! Estou qerendo passar para as "fases" mais complexas e consequentemente pegando varias dicas. Vc disse acima que nunca devemos usar a farinha com fermeto.. Mas no manual quase todas as reeitas indicam essa farinha especial, que subentedi que é essa farinha com fermento. O que me diz? Abs.. Ah, só p referencia minha mfp é da candece!

    ResponderExcluir
  49. Carolina, a farinha especial não é a farinha com fermento, cuidado! Farinha especial é uma farinha de primeira qualidade, beneficiada e bem branca e fina, que é ótima para qualquer receita de pães, massas e bolos, porém ela não tem fermento junto e na embalagem vem escrito "farinha especial" ou "reserva especial". Agora a farinha com fermento contpem fermento para bolo, fermento químico, que é mais usado para bolo mesmo, e geralmente não é uma farinha de tão boa qualidade pois bolos não exigem isso. Qualquer dúvida dê uma lida nas Dicas Básicas aqui no blog ou me pergunte, terei prazer em ajudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  50. Oi, Maurício, seu site é um guia para mim... Li suas dicas sobre a farinha a ser usada e, como sou do Rio de Janeiro, todas as marcas de farinha que vc mencionou não existem aqui; pelo menos na região perto da minha casa. A única que achei foi a Dona Benta, não a normal, mas aquela especial para pães. Já fiz vários pães na panificadora, até um dia em que faltou uma farinha normal que eu usava (imagina que eu achava "bobagem" usar farinha especial) e, comprando uma outra, em pouco tempo, arrasou/parou com o motor da minha Cadence que nem acabei de pagar. Sorte minha, foi-me restituída outra máquina pois não havia peça de reposição. Que outras marcas de farinha especial vc conhece que pode me indicar? Terei eu feito mais alguma besteira? Já fiz pães maravilhosos e não quero forçar ou que o motor pife de novo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. Oi Simone, na verdade não foi a farinha que provocou o problema com certeza, talvez vc tenha errado nas medidas, mas as máquinas são fortes, faço massas bem pesadas, até de macarrão e nunca tive problemas, e olha que minha primiera máquina tem muitos anos, comprei antes de ter no Brasil. Mas pode ser qualquer tipo de farinha especial, não importa tanto a marca, veja se está escrito na embalagem e se for bem branquinha é boa. Abraços!

    ResponderExcluir
  52. Obrigada pela dica, Maurício. Vou prestar bastante atenção nas medidas agora e na "branquice" das farinhas. Abs!!!

    ResponderExcluir
  53. Ok, Simone, precisando é só falar, abraços!

    ResponderExcluir
  54. Olá, gostei muito desse blog, tem muitas informações úteis, eu sempre fiz pão caseiro em casa manuais.mas por pouca disponibilade de tempo comprei uma panificadora automática Britânia Multi Pani, e achei simplesmente maravilhosa. Os 2 primeiros pães ficaram pesados, pq cresceram muito e murcharam, como meu municipio é muito quente eu reduzi a quantidade de fermento para 1,5 colher de chá em vez de 2, assim estou tendo um resultado maravilhoso, pães fofinhos e saborosos. estou muito feliz com a minha Britania. recomendo.

    ResponderExcluir
  55. Oi Gisele, parabéns pela aquisição, que vc tenha muitos pães fofinhos e saborosos, abraços!

    ResponderExcluir
  56. Mauricio, voce nao tem alguma receita de geléia de maracujá?

    ResponderExcluir
  57. Oi Graciele, tenho sim, em breve pretendo postar, mas qualquer coisa me manda e-mail. Abraços!

    ResponderExcluir
  58. Maurício muito bacana o seu blogspot.

    Quanto as marcas de farinha, referente o nível de qualidade vale a ordem que citou ou qualquer uma dessas trará um bom resultado?
    Outra coisa comprei uma massa da fleishman de pão caseiro mas o pão ficou todo feio e com gosto de nada. Creio que possa ter sido o ponto da massa pois programei para fazer.
    Abs

    ResponderExcluir
  59. Olá Fusion, vale qualquer uma das marcas boas que mencionei, e claro outras marcas que sejam de qualidade, tipo 1, especial, reserva especial e daí por diante. Quanto mais branquinha e fina melhor. Abraços!

    ResponderExcluir
  60. olá Maurício,to adorando esse seu blog e o blog da fritadeira eletrica tbm,tenho a pouco tempo a maquina de pão e a fritadeira sem oleo e to amando,e com seu auxilio fica mais facil,blog nota 1000.

    sobre as farinhas já usei algumas marcas inclusive a sol para fazer meus pães,mas, sempre deixaram a desejar, os pães saiam escuros e pesados e no outro dia ficavam esfarelados...ai resolvi usar a dona benta e meus pães frances,branco doce etc... são melhores do que de muitas padarias... massa leve,branquinha e fofinha uma perfeição,to me sentindo uma padeira rsrsrs
    ainda quero experimentar outras marcas de farinha,a marca renata será meu proximo teste se essa tbm não der certo,então, aqui em casa só entrará a dona benta deu super certo p/ me...bjs!

    ResponderExcluir
  61. Se for a donna benta especial ou reserva especial o resultado é bom se não, se for aquelas amareladas para bolo fica ruim, mas isso é normal, a gente vai se aperfeiçoando e adaptando. Agredeço muitíssimo os elogios e espero sempre contar com vc e com todos sempre por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  62. Maurício...simplesmente adorei o seu blog!!! Comprei minha máquina ontem e já fiz dois pães...ficaram simplesmente deliciosos!! Fez o maior sucesso aqui em casa!!

    ResponderExcluir
  63. Posso usar amido de milho em todas as receitas para deixar macia,a minha máquina da Philco cake nuts é boa?

    ResponderExcluir
  64. Oi Valéria, obrigado! Parabéns pela aquisição, abraços!

    ResponderExcluir
  65. Oi Angélica, pode sim, só não exagere nas quantidades ok. Sim, acho que sua máquina deve ser, ao menos nunca niguém relcamou aqui, abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: