Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Dicas Básicas 2.0

Redirecionando................
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






22 comentários:

  1. Olá Maurício!
    Continuo fazendo meus pães e seguindo suas dicas!
    Abraço,

    Giovanna

    ResponderExcluir
  2. Que delícia poder ler tantas dicas interessantes e úteis para melhorar nosso dia-a-dia.
    obrigada
    parabens
    patricia

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez por aqui... Adorei!! Acabei de ganhar uma máquina de pão e estou neste momento testando o pão básico, vamos ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por mais estas dicas! Este blog é excelente para buscar informações e experiências sobre pães feitos na panificadora!

    ResponderExcluir
  5. Olá MEG, obrigado pelos elogios, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Onde posso encontrar farinha de glúten? A margarina tem que ser usada já derretida?

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana, é bem difícil encontrar farinha enriquecida com mais glutém, e só glútem vc encontra também raramente em mega lojas como chocolandia e tal, mas não é algo "necessário" ok. A margarina ou manteiga em todas as receitas pode ser em qualquer forma, derretida, temperatura ambiente, gelada, mas se estiver frio use derretida para acelerar o processo. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. A dica do amido de milho é sensacional. Sobre os "ciclos" das maquinas, eles se "referem" apenas ao "tempo" de descano das massas?

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniel, na verdade os ciclos variam o tempo e forma de sova, tempo de crescimento (essencial) e de assar (esse muda pouco, muda mais a temperatura). Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sobre o melhorador, qual a quantidade que se utiliza normalmente? É que comprei vários saches da fleischmann de "Pao certo" e não sei exatamente qual a quantidade, posso utilizar 1 sache inteiro pra cada pão que for fazer ou seria muito?!(Normalmente faço paes com 3 e ½ à 6 xicaras de farinha)

    ResponderExcluir
  12. Para o pão de 900 gramas uso um sachê de melhorador.

    ResponderExcluir
  13. Bom gente, eu confesso que nunca precisei ou fiz alguma receita que achasse que precisaria de melhorador, não sinto ser necessário, mas postem suas experiências, o que notam de diferente usando o melhorador?

    ResponderExcluir
  14. Excelente as dicas! Comprei a máquina faz pouco tempo, estava precisando dessas dicas básicas.

    Não gosto de assar os pães na máquina, o formato é desagradável e aquele buraco causado pelo batedor é feioso demais. Porém, até agora só assei na máquina pq desconhecer qual ciclo deveria usar para moldar manualmente. Acho que vc me forneceu a resposta, que maravilha!

    A minha máquina é Philco, não tem o ciclo Amassar, mas sim os ciclos Massas e Bater. Tentarei no Massas.

    Já gostava fazer pães de maneira manual, depois que adquiri a máquina adorei mais ainda! Há tempos só consumo pães feitos em casa. Aboli os terríveis pães de forma industriais, sobretudo, os integrais que pouco alimentam (nem parecem integrais) e têm gosto ruim.

    Obrigada, seu blog é incrível!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Alecrim, que bom que lhe foi útil, até mais! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Não estou conseguindo fazer os pães um ficou muito duro o outro ficou cru estou usando farinha de trigo renata sem ser especial será que é por isso?

    ResponderExcluir
  17. Olá Melissa, geralmente o fato de ser especial ou não afeta mais na cor e leveza da massa, mas o pão tem que dar certo, dê uma olhada nas dicas básicas 1 e 2 e veja se está fazendo algo errado. Outro detalhe importante é seguir certinhos as medidas com o copo medidor e colher que vem com a máquina. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Olá, sempre que faço pão ele fica massudo, pesado e umido. Como fazer um pao mais leve??
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Lidiane, talvez colocar menos farinha...se eu estiver errado o mauricio me corrije!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Lidiane, pode ser o que o Daniel disse, o ideal é vc sempre seguir a risca a receita e as dicas que coloquei aqui para ajudar nestes casos, sem falar na qualidade dos ingredientes, use sempre farinha, fermento... de 1ª qualidade, afinal fazer pão sai bem barato, não precisa economizar rs... fora isso acrescentar uma colher de melhorador ou de amido de milho ajudam bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Maurício! Já fiz diversos pães na minha Pane Mattino com grande sucesso, porém realmente nas poucas tentativas com ciclos rápidos, achei que não vale a pena pelas razões que vc mencionou: pouco crescimento (apesar de aumentar o fermento); quanto ao sabor, nem deixo terminar. Vc tem mais alguma dica para encurtar o tempo de um pão, por exemplo, no caso de alguma emergência ou de um dia apressado? Vc costuma usar os ciclos rápido e ultra-rápido? Já li as suas dicas no site e me ajudaram muito, e sua experiência pessoal é muito importante para mim.

    ResponderExcluir
  22. Oi Simone, infelizmente não há outra forma, na hora de usar os ciclo rápido e ultra-rápido só dá mesmo aumentando a quantidade de fermento e aquecendo um pouco os líquidos, mas isso afeta o sabor mesmo, pois não sesenvolve o glúten e nem a liga da massa, o que acaba tb influenciando no sabor. O ideal é programar se já pretende fazer para um determinado horário. Abraços e agradeço os elogios.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: