7 dicas para melhorar a apresentação dos pratos




Pensar a apresentação dos pratos é tão importante quanto encontrar a receita ideal. Afinal, a comida pode até ter um sabor divino, mas se estiver com um aspecto feio e desleixado, ninguém terá vontade de prová-la. Por isso, é importante cuidar de todos os detalhes. Pensando nisso, a equipe da Unilever Food Solutions, conversou com o chef Raul Lemos, finalista da 2ª edição do programa Masterchef e chef da Cozinha Mení, para dar dicas de como você pode acertar na decoração dos seus pratos, seja em casa ou em seu restaurante.

1.    Deixe livre a borda da louça: A borda do prato serve apenas para apoiar utensílios, por isso procure não usá-la para decorar as refeições. Mantenha o que for para enfeitar - como molhos e reduções - na área central.

2.    Escolha a louça com atenção: Muitas vezes, não é necessário fazer um design super criativo na montagem das refeições. Optar pela louça certa, que combine com a personalidade do ambiente e do alimento servido, já funciona para a decoração ideal do seu prato.

3.    Não acumule salada nas travessas: Nos restaurantes, principalmente nos self-services, é importante que o cliente consiga observar que os vegetais para consumo estão frescos e bonitos. Por isso, não amontoe os alimentos nos pratos para caber mais. Deixe tudo visível e “respirável”. O mesmo vale para as refeições preparadas para receber convidados em casa, é importante abrir espaço para as folhas, legumes e verduras que estão nas travessas.

4.    Saiba a medida ideal: Como dito na dica 1, a borda das travessas e pratos deve estar sempre vazia. Então, não lote o recipiente de comida, mas também não o deixe com aspecto vazio. Use o tamanho correto de louça para o alimento colocado, nada pode transbordar ou encharcar.

5.    Decore apenas com o que puder ser consumido: Não coloque algo que não possa ser comido ou que não faça parte da receita. É legal, por exemplo, evitar pimentas inteiras nas travessas, assim como talos de alecrim e alfaces forrando bandejas de petiscos.

6.    Seja prático: Na hora de servir os lanches, cuide para que tudo o que compõe o prato esteja dentro do pão, assim você evita que os alimentos “desmoronem” e os pratos permanecem limpos e livres de respingos. Além disso, escolha sempre os melhores ingredientes, mesmo que a receita seja simples, pois eles também contam a favor da sua apresentação.  

7.    Trabalhe os contrastes e cores: Refeições com diferentes alimentos coloridos juntos são mais atrativas para quem irá consumi-las, seja nos restaurantes ou nos almoços e jantares para receber convidados em casa. Para manter as cores dos vegetais mais vivas, coloque-os em água frida depois da fervura.

Trabalhando no mercado de alimentos desde 1880 e presente em 74 países, a Unilever Foods Solutions ajuda chefs e cozinheiros ao redor do mundo a servirem refeições gostosas que fazem com que seus clientes voltem sempre. No site unileverfoodsolutions.com.br você encontra mais ideias, dicas e inspirações para empreendedores e apaixonados por gastronomia.

Textos e fotos de Unilever. Este é um material publieditorial. Fonte


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!