Pizza Romana Fácil

Hoje é o Dia da Pizza, e claro que eu não poderia deixar passar em branco, então resolvi ensinar uma das massas de pizza que mais vocês me pediram nos últimos tempos, a pizza romana, que aprendi na viagem à Itália durante o curso com a Le 5 Stagioni. Se você não viu tem vlogs no canal onde mostro tudo, foi incrível!

A pizza romana é diferente das tradicionais e mais conhecidas, tem uma massa leve, alveolada, macia por dentro e mais crocante por fora e tem que ser pré-assada antes da cobertura e finalização, mas vamos lá! Esta é uma versão simplificada e mais rápida.



(Ciclo Amassar/Massas)

Tamanho: 600g

Rendimento: 2 unidades

Ingredientes:
1 e 1/4 xícaras de água
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo de qualidade (uso a da Le 5 Stagioni para Pizza Napoletana)
1 colher de chá de fermento biológico seco

Na fôrma da máquina de pão adicione a água, fermento e metade da farinha, programe o ciclo de amassar massas e deixe bater só até ficar homogêneo, depois disso aperte e segure o botão start/stop (ligar/parar) da máquina para cancelar o ciclo. Deixe essa mistura descansar até dobrar de tamanho, isso é uma esponja.
Acrescente todos os outros ingredientes e programe novamente o ciclo de amassar massas, deixe por 40 minutos e cancele novamente o ciclo.
Agora retire a massa da máquina e divida em duas partes, use um pouco de farinha nas mãos para conseguir manusear, mas a massa é mais mole mesmo. Enfarinhe uma assadeira e coloque as duas partes de massa separadas, ou uma em cada assadeira. Agora deixe descansar até dobrar de volume novamente.
Depois de crescer separe uma das massas, enfarinhe a bancada ou assadeira que for usar, e vá abrindo a massa com as pontas do dedos, abra bem os dedos, e vá apertando delicadamente até a massa ficar com cerca de 1,5cm de altura, não precisa ficar redonda, aliás tradicionalmente deve ficar mais comprida, quase retangular.

VEJA O VÍDEO ONDE O CHEFE PREPARA E ABRE A MASSA AQUI!

Após aberta a massa passe molho por cima dela, eu gosto de usar tomates pelados apenas esmagados com as mãos, mais pedaçudo mesmo. Leve para assar em seu forno na temperatura máxima, até começar a dourar, depois disso retire do forno e coloque a cobertura de seu gosto, leve apenas para derreter ou aquecer e sirva com muito azeite!

Coberturas: A cobertura das suas pizzas romanas podem ser de praticamente qualquer coisa, desde apenas queijo, até verduras, legumes, linguiça, frios, etc... Se for usar verduras e vegetais frescos, ervas ou presunto crú, coloque apenas depois de assada.

Armazenamento: A massa, após assada, pode ser congelada por até 30 dias, depois basta deixar descongelar um pouco, acrescentar a cobertura e aquecer no forno.

Forno: Eu uso forno de pizza para assar minhas pizzas, é o ideal, se você tiver forno a lenha, forno de pizza, etc... pode usar também, caso contrário use o forno de casa na temperatura máxima mesmo.




Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!