Bisnaguinhas de Leite

(Ciclo Amassar/Massa)

Tamanho: 900gr

1 xícara de leite
1/3 de xícara de óleo
1 ovo
4 colheres de sopa de leite em pó
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e deixe até o final.
Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina e coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, amasse um pouco para baixar a fermentação e separe a massa em  20 partes iguais, então faça rolinhos com cada pedaço de massa e coloque em uma assadeira untada ou com papel manteiga por baixo uma ao lado da outra, deixando cerca de 2cm de distancia de cada lado.
Cubra a assadeira com a massa e deixe crescer até dobrar de volume, então leve para assar em forno 180º até começar a dourar por cima. Retire e deixe esfriar.

Para dicas de armazenamento leia as DICAS BASICAS aqui no blog.

Versão Integral: Para fazer em versão integral substitua uma xícara da farinha branca por farinha integral, acrescente 4 colheres de água e 4 colheres de farelo de trigo.

Dicas: Se quiser você pode abrir a massa em uma espessura grossa, uns 2 dedos, e depois apenas cortar em retângulos no formato de bisnaguinha, depois seguir o mesmo processo na forma, crescimento e assar.

ESTA RECEITA POSSUI VÍDEO, CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

43 comentários:

  1. Oi Mauricio boa noite! Qual papel manteiga Vc usa? Pela foto vi o que o seu tem um certo brilho....Vc compra em folhas? Grata Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARAVILHA! Com você, fazer pão é uma moleza, terapia! BEIJÃO

      Excluir
  2. estou fazendo vamos ver, já fiz outros coo Petrópois, sovado e deu certo adorei Mauricio

    ResponderExcluir
  3. Oi Maurício, e se eu não quiser fazer as bisnaguinhas, posso usar essa mesma receita e modo de preparo e assar a massa inteira na própria máquina? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá, Maurício! Amei a receita (vou me aventurar a fazer, pois minha máquina de pão é bem simples). Se puder me esclarecer uma dúvida, ficarei muito grata.
    O leite em pó usado é para dar um gostinho especial na massa? Caso não tenha, isso interferirá no resultado final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qq coisa que vc muda em uma receita muda o resultado final.

      Excluir
  5. Olá!!! Posso usar fermento fresco? Quanto seria? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Maurício, vc é magnífico. Sempre acompanho suas receitas e sou seguidor do seu canal. Muito obrigado por compartilhar essas delícias com os friends.

    Uma pergunta: Vc tem alguma receita pra bisnaguinha integral? Se tiver, ensine pra nós, por favor.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Adorei a receita, porém, meu filho é alérgico a leite. Posso substituir o leite em pó por outro em ingrediente? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Posso assar na airfrye?

    ResponderExcluir
  9. Olá querido conheci hoje o seu blog e canal no YouTube, claro que ha estou super inscrita, amei as dicas e receitas, mas fiquei com uma dúvida quanto ao ciclo vc usa o ciclo para pão de leite?desde ja agradeço e parabéns pelo seu trabalho ,um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado. O ciclo é a primeira informação em cada receita aqui no blog. ABraços.

      Excluir
  10. Olá Maurício, por favor tire uma dúvida minha se possível. Minha filha é alérgica a ovo, existe algum ingrediente que possa substituí-lo em suas receitas? Ela vive me pedindo bisnaguinhas mas nunca consegui fazer uma igual e essa sua parece ser maravilhosa. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Existem algumas coisas, mas não terá o mesmo resultado. O ideal é vc selecionar aqui no blog as que já não levam ovo no preparo. Abraços.

      Excluir
  11. Hola soy de Uruguay y me encanta tu pagina ,hice esta rcea y me quedaron barbaros ,a mi familia le encato ya que cuando vamos a Brasil siempre nos traiamos los paquetes y gracias a ti ya no es necesario ya que las tengo mas cerca.
    Gracias y todo de bom para ti

    ResponderExcluir
  12. Olá Mauricio. No caso da versão integral, da pra substituir o açúcar por açúcar demerara ou mascavo?

    ResponderExcluir
  13. Oi Mauricio!!!!
    Adoro seu Blog,PARABÉNS por compartilhar essas maravilhas!!!
    Me diz uma coisa:Para fazer integral não vai a xic. de leite ....poderia colocar a receita organizada para nós?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Sim, vai tudo que vai na outra, vc só faz o que indico ali nas informações para versão integral.

      Excluir
  14. Boa noite Mauricio! por favor, esta receita rende aproximadamente quantas bisnaguinhas? Fiz o cálculo para poder vender e saiu muito caro,diz para vender por 22,95..Será que fiz algo errado? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do tamanho que vc cortar. Tem uma calculadora que criei no post de como vender pães aqui no blog, vc pode baixar gratuitamente.

      Excluir
  15. Olá Maurício..Sou sua fã adoro td q vc faz, mais do com dúvidas sobre as bisnaguinha eu fiz a primeira vez a massa ficou ótima fiz outras vezes a massa depois de sovada fica um pouco estranha como se tivesse em camadas não sei se é pq coloco as colheres de leite em pó bem cheia, a massa e uma delícia mais elas fica muito ressecada e dura por fora o que eu faço pra elas ficar macia..Me ajude bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colheres e xícara medidora, nem cheia nem vazia, apenas até a borda, apenas a medida do medidor, nada de colher ou xícaras que vc usa no seu dia a dia, vc dev também estar usando muita farinha no manusei, use o mínimo conforme mostro no video. Leia as DICAS BASICAS aqui no blog, acesso no menu no topo. Abraços.

      Excluir
  16. Mauricio .... Parabéns...Suas receitas são sensacionais...Acabei d fazer,de está bisnaguinha... Maravilhosa... Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Maurício,me ajude não to conseguindo fazer as bisnaguinha faço td direitinho mais fica como se estivesse rasgada não se uni tirei umas fotos pra vc ver como eu faço pra t mandar essas fotos,me ajude não sei o q acontece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só assim não tenho como saber o que ocorre rs... assista o vídeo, tenho certeza que ajudará e veja as DICAS BASICAS aqui no blog tb. Abraços.

      Excluir
  18. Obrigada por compartilhar essa receita! Acabei de comprar uma máquina de pão e essa foi minha primeira receita...as bisnaguinhas ficaram fantásticas!!

    ResponderExcluir
  19. Show adorei a receita estiu fazendo, parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  20. Olá Maurício sou casada há 3 anos e ganhei a máquina de fazer pão de presente de casamento, mas confesso que por várias vezes quis me desfazer dela pois toda vez que eu usava não dava certo minhas receitas. Mas agora vendo vc e seus vídeos me deu esperança de acertar na receita. Ainda não tentei mas já tô inscrita no canal e vou arriscar sim nas receitas maravilhosas suas. Obrigada por compartilhar isso conosco e por salvar minha máquina de fazer pão que tanto amo. ��

    ResponderExcluir
  21. Olá Maurício, posso colocar essência de laranja ou baunilha na massa? Se sim, qual seria a quantidade, uma colher de chá? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode. Fica ao seu gosto. Uma sugestão, que tal usar raspas de laranja ou extrato de baunilha ao invés de essências? Terá um pão natural e saudável. Abraços.

      Excluir
  22. Olá, meu filho é alérgico a glúten e gostaria de saber como posso substituir a farinha de trigo, poderia me ajudar? E quanto ao ovo, posso retirar a clara ou substituir? Obrigada, Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como simplesmente substutuir ou retirar ingredientes em receitas, o ideal é que vc faça as receitas que já são sem estes ítens, tem várias aqui mesmo no blog.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!