Pão Doce Português

(Ciclo Doce)

Tamanho: 600gr

1 xícara de leite
1 ovo (batido)
2 colheres de sopa de margarina
1/3 xícara de açúcar
3/4 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco

Acrescente todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, depois programe o ciclo Doce.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

33 comentários:

  1. Fiz esse pão para estrear a minha máquina de pão Britânia e simplesmente amei. Pelo visto vou dar adeus a padaria de vez. Para ter sucesso e o pão dar certo é só seguir a receita, não tem erro.

    ResponderExcluir
  2. acabei de fazer e esse pão ficou uma delícia, eu e meu namorado comemos quentinho ainda!!! muitooo bommm

    ResponderExcluir
  3. oi Mauricio eu gostaria de saber qual a medica equivalente para eu usar o fermento biologico fresco, parabens e obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa, leia as Dicas Básicas 1 e 2. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. qts gramas sao 3/4 colher de chá de sal?

    ResponderExcluir
  6. Este foi o melhor pão que fiz até agora, ficou demais! Só que cresceu muito, chegou a transbordar da máquina, será que dá certo se eu diminuir um pouco o fermento da próxima vez?

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, pode diminuir um pouco o fermento sim, está muito calor estes dias. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. eu adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  9. Super adorei!!! Minha maquina chegou sábado e os 2 Paes que fiz usando as receitas que vieram ficaram horríveis. Só troquei a margarina por azeite e o açúcar por açúcar mascavo. Gostoso e fofinho. Super aprovada. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. posso usar trigo com fermento, só tenho este no momento?

    ResponderExcluir
  11. Nunca! Farinha com fermento é só para bolos!!! Além de ter um fermento que não é para pães geralmente é uma farinha de 2ª ou 3ª qualidade.

    ResponderExcluir
  12. OLA MAURICIO
    usei esta massa para fazer a guirlanda seguindo a receita a risco, 1 ovo 3 xícaras de farinha e 1 de leite, só que a massa ficou muito mole tive que acrescentar mais 2 xícaras de farinha
    o que deu errado, sera que não seria 3 copos medias de farinha?
    Roberto

    ResponderExcluir
  13. Roberto, mas é isso que está na receita, 3 xícaras de farinha de trigo, dá certinho, não tem erro, vc errou nas medidas com certeza, jamais seria necessário mais duas xícaras de farinha, viraria uma pedra.

    ResponderExcluir
  14. Tem que usar sempre o copo/xícara e colheres medidores que vem com a máquina! Copo/xícara de 240ml e colheres de chá, sopa, etc...

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Mauricio, agora entendi usarei sempre o copo que vem com a maquina
    abraços e parabéns pelo blog
    Roberto

    ResponderExcluir
  16. Oi, Maurício. Tenho visto suas receitas tanto para maquina de pão quanto para air fryer e estou gostando bastante.
    Gostaria de tirar uma dúvida: todos os pães que eu faço crescem bastante, ficam lindos quando está assando, mas logo após murcham. Ficam gostosos, macios e tal, mas não ficam bonitos. Eu uso farinha branca da Emegê, e fermento da Fleishmann. Quando é integral, uso farinha de trigo integral da Mãe Terra. Enfim... será o que eu faço de errado?

    ResponderExcluir
  17. Oi Taízi, obrigado! Nunca usei esta marca de farinha branca, pode ser isso, vc já leu as dicas básicas 1 e 2 aqui no blog? A integral da mãe terra é boa e o fermento só uso esse rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Acabei de fazer. Deu super certo! Ele é mto parecido com pão de forma. Pode comer puro, ou com manteiga, com presunto, ou patê... A unica alteração que fiz por ter achado a massa um pouco mole, foi ter colocado + 2 colheres de sopa de trigo.Valeu Maurício, por estar repassando esta receita.

    ResponderExcluir
  19. Vou testar agora, posto dizendo se deu certo!

    ResponderExcluir
  20. Posso fazer sem usar o ovo, sou alérgica a ovo.

    ResponderExcluir
  21. Não, mudará a característica do pão, veja outra aqui no blog que seja já sem ovo.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, Mauricio. Posso fazer esse pão com a receita reduzida ao meio?? Nesse caso, reduziria só os leite e a farinha ou todos os ingredientes? é porque queria fazer a metade da receita para modelar e assar fora.

    ResponderExcluir
  23. Maurício, se eu quiser apenas assar no forno comum, como faço o ciclo na maquina? estou adorando tudo !!!!

    ResponderExcluir
  24. Leia as dicas basicas 1 e 2 aqui no blog q tem explicadinho ;)

    ResponderExcluir
  25. Não estava botando muita fé não, mas, com sinceridade, foi o melhor pão doce já feito na máquina. Parabéns! Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  26. Fiz sua receita, adorei o resultado, o sabor é perfeito. Apenas ele cresceu demais, encostou na tampa da máquina. Vou diminuir a quantidade de fermento da próxima vez que eu fizer. Parabéns pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o dia esta quente e abafado como hj tem que reduzir, como ensino nas dicas basicas.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!