Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Sovado


(Ciclo Básico ou Doce)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de leite morno com um ovo dentro
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
6 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 gema

Coloque os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo, quando estiver crescido abra rapidamente a tampa da máquina e faça um corte de um lado ao outro no pão com uma faca afiada ou lamina, no sentido do comprimento, depois pincele com gema, feche e deixe terminar.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

112 comentários:

  1. fiz esse pão e ele fica muito fofinho e delicioso. só que pus um tekinho a mais de fermento.
    entrou pra lista dos mais mais!

    ResponderExcluir
  2. Assa na maquina mesmo?(no meu caso, é uma philco cake nuts

    ResponderExcluir
  3. Sim, assa na máquina mesmo ou forno convencional se preferir.

    ResponderExcluir
  4. não entendi direito,são 240ml de trigo ou tres copos de 240ml,por favor me ajude.

    e Parabéns é um otimo blog.

    ResponderExcluir
  5. o meu deu errado quando fiz o corte a massa murchou muito,acho que estava meio mole devido não ter entendido a medida do trigo.Maurico me ajuda quero fazer de novo,pois suas receitas são muito boas.abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Sheyla, são 3 copos medidos, daqueles que vem na máquina que são de 240ml geralmente, só para vc saber o tamanho do copo e não errar rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. obrigada Mauricio vou tentar novamente,você é muito atencioso.

    ResponderExcluir
  8. Caramba, aprovado em!
    Eu selecionei 600g na mfp, tudo bem??!
    Esse pão é bom demais, testado e aprovado!! parabénss!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniel, isso não influencia tanto, não tem problemas. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. vou fazer depois te conto! bjs

    ResponderExcluir
  11. OI, POSSO SUBSTITUIR O AÇÚCAR COMUM PELO AÇÚCAR MASCAVO?

    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  12. Mauricio tudo bem? Amo todas as sua receitas. Desculpe a ignorância mais como faço esse corte em cima do pão? Ele não fica de cumprido dentro da Assadeira da maquina de Pão? Devo tira-lo de lá? Obrigada!! Almira

    ResponderExcluir
  13. Para ficar como esse da foto vc tem que modelar e assar no forno, não são corte são bolas rs, um ao lado da outra ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta boba mas quando saberei o momento certo de fazer o corte nele?

      Excluir
  14. Oi Maurício! Só pra saber, se eu for assar no forno, precisa deixar crescer denovo depois de modelar o pão? Qt tempo? Jah fiz várias das suas receitas e todas foram aprovadas ;) obrigada!!!

    ResponderExcluir
  15. Mauricio, Boa tarde.

    Faço as suas receitas e são incríveis estou desempregada e fazer pão esta me dando renda extra esta me ajudando muito, obrigado.

    Este pão é maravilhoso mas quando esfria murcha. já li as dicas do blog e não sei o que estou fazendo de errado. Depois que tiro da maquina sovo mais um pouco deixo descansar e depois asso. Me ajude por favor....

    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Poxa que bom saber disso. Vc participa do grupo do blog no face? Lá é um pão de sucesso e ainda não houve relato de problema com ele. Não precisa sovar mais, apenas deixe o ciclo amassar todo da máquina, modele, deixe crescer e asse.

    ResponderExcluir
  17. Ola gostaria de fazer esse pão na versão integral. O que devo modificar ? Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Não existe pão sovado integral rs... mas se quiser substituir 1/3 da branca para ver... mas tem que testar e ver não posso garantir que ficará igual ;)

    ResponderExcluir
  19. Tire uma duvida na farinha sao 3 x 240ml ou so 240ml uma vez. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  20. Fiz a receita do pão sovado. Ficou maravilhoso. Nunca havia feito uma receita tão boa na máquina.
    Parabéns pela receita.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Maurício! Em relação à farinha, são 720g (3x240 g) para um tamanho de 600g?

    ResponderExcluir
  22. Mauricio seu lindo, parabens pela receita. Este pão é divino, e o fiz tb recheado com presunto, mussarela. O outro fiz com calabreza e cebola. Ficou divino. Recomendo

    ResponderExcluir
  23. Fiz hoje pela primeira vez o pão sovado e ficou ótimo. Obrigada pelo blog. Iza Rabello

    ResponderExcluir
  24. Mauricio se eu não cortar e pincelar, vai fazer alguma diferença.
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  25. Mauricio.. Boa tarde! Essa receita só tem de 600 gramas?

    ResponderExcluir
  26. Sim, pq se for maior não caberá na maquina.

    ResponderExcluir
  27. Olá Mauricio já tentei varias vezes conseguir a sua resposta e nada pq será? preciso saber se eu posso substituir a margarina por azeite extra virgem na receita do pão sovado. Pf me responde vai. Obrigada fico no aguardo

    ResponderExcluir
  28. Nossa, mas eu te respondi, várias vezes por sinal, vc tem que ver depois onde perguntou para ver a resposta amiga. Pode sim.

    ResponderExcluir
  29. Maurício,por favor,quando V diz:deixar o ciclo MASSA todo,é só deixar até parar de bater ou deixar todo o ciclo de repouso na máquina?Se for, o que acontece de importante no período que fica de repouso,porque só bate uma vez ,não é?As vezes que assei no forno,eu retiro assim que para de bater.

    ResponderExcluir
  30. Deixar o ciclo todo é deixar até o final do tempo.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Mauricio! Fiz essa receita ontem e gostei muito! Cresceu, ficou lindo e fofinho.
    Gostaria de saber a durabilidade do pão e se posso congelar.
    Parabéns pelo blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Obrigado! A durabilidade vai depender justamente de como vc armazenar e da higiene na hora do preparo e manuseio. Nas dicas básicas eu explico melhor, link ali no topo do blog.

    ResponderExcluir
  33. Mauricio, sou sua fã, já sigo vc no blog Fritadeira sem óleo e agora procurando receita de pão pra fazer panificadora, eis que descubro mais um blog seu. Que grata surpresa, pois sei que se vc postou, o sucesso da receita é certo.

    ResponderExcluir
  34. Oi Raquel, que legal, seja bem-vinda aqui tb, abraços e bons pães.

    ResponderExcluir
  35. Maurício muito obrigada por dividir seu conhecimento com as pessoas porque já estava desistindo da minha mfp hoje vejo que foi um ótimo investimento. Obrigada de coração e continue sempre esse ótimo profissional. Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  36. Obrigado pelo carinho Fabiana, fico feliz em ler seu comentário e por este carinho, desejo muitos pães lindos e fofinhos para vc, abraços!

    ResponderExcluir
  37. O meu pão ficou lindo e macio, fiz modelado, acrescentei uma colher de sopa de amido de milho na massa. Show.

    ResponderExcluir
  38. Deu super certo, cresceu muito e o sabor igualzinho o pão sovado de padaria. Parabéns =)

    ResponderExcluir
  39. MEU DEUS QUE PAO E ESSE? MARAVILHOSO

    ResponderExcluir
  40. Eu não me canso de fazer este pão. Pedi para minha mãe escolher um pão para nosso café da tarde e ela escolheu ele.
    Eu tenho deixado o ciclo massa e modelado bolinhas, deixo crescer e asso no forno convencional. O resultado é maravilhoso! pãezinhos focinhos e lindos, que combinam com a acompanhamento!
    Amo suas receitas!

    ResponderExcluir
  41. Melhor pão que fiz até hoje na minha máquina. E olha que estou testando há mais de 5 anos kkkk. Sensacional essa receita. Parabéns

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Maurício!
    Fiz o pão e ficou uma maravilha! Suas receitas são um sucesso, parabéns por compartilhar conosco. Quero uma opinião sua, se eu programar o pão para assar no outro dia (ou seja, os ingredientes vão praticamente dormir na máquina), terei o mesmo resultado do q feito no mesmo dia ou vai interferir na qualidade e crescimento?

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde. Posso acrescentar frutas cristalizadas e uva passa, uma xícara?? Grata

    ResponderExcluir
  44. A máquina de pão tem feito sucesso aqui em casa graças ao seu Blog. Até minha sogra "conservadora do pão tradicional sovado na mão à base de muito suor" caiu na onda dos meus pãezinhos a MFP. A última torta italiana rústica de calabresa não sobrou nada e já pediram de novo kkkk. Agora o pessoal leva farinha na minha casa pra ter direito de tomar cafézinho da tarde com pão quentinho... é mole?!? rsrsrsr Sucesso pra você pela criatividade e receitas maravihosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk que legal, isso é tudo de bom. Pão é muito amor, união, pão reúne desde os povos antigos. Abraços!

      Excluir
  45. Ola mauricio, vc é um cara muito querido e ate nos videos transmite coisas boas. Pode me informar qto tempo deixo fora da maquina apos terminar o ciclo assar e qual temperatura e tempo deixo no forno eletrico. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Pão não tem tempo, leia as DICAS BASICAS aqui no blog que lá explico o processo de assar em forno. Abraços!

      Excluir
    2. Oi Mauricio eu não encontrei no seu blog sobre isso a temperatura e tempo que tenho que usar para assar no forno convencional vc poderia me informra

      Excluir
    3. Tem sim, nas DICAS BÁSICAS como assar no forno. Mas conforme falei acima pão não tem tempo.

      Excluir
  46. Olá, Maurício!

    Amo suas receitas, sempre dão certo!

    Minha máquina acaba de chegar e minha dúvida é qual ciclo usar?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim qual ciclo usar? Em cada receita que ensino aqui no blog o ciclo é a primeira coisa que informo, use sempre o que for recomendado em cada receita.

      Excluir
  47. Muito saboroso esse pão. ....adorei essa receita

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, Maurício...
    Já fiz o pão sovado no ciclo massa e depois no forno e ficou muito bom. Hoje, repetindo a mesma receita e da mesma forma, ele não cresceu como os outros. Tentei assar assim mesmo, mas ficou dourado por fora e cru por dentro. Pela sua experiência qual teria sido a causa? A farinha, o fermento, o tempo meio frio? Fiquei chateada, porque não tenho idéia do que saiu errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida vc errou ou fez algo errado no processo, leia as DICAS BASICAS aqui mesmo no blog que falo sobre coisas do tipo e como resolver, mas só vc poderá identificar onde errou.

      Excluir
  49. Esse pão é excelente! Docinho e fofinho... coloquei um pouco de sementes de erva doce, deu um leve aroma delicioso. O melhor pão que já fiz até hj! Super recomendo

    ResponderExcluir
  50. quanto tempo no forno a gás ele fica bem assado? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pão não tem tempo, nem de crescer, nem tempo de assar, etc... leia as DICAS BASICAS aqui mesmo no blog para entender. Abraços.

      Excluir
  51. A manteiga tem que ser derretida? Ou pode colocar direto da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derretida ou gelada só se a receita pedir assim, se não está na receita não precisa, tanto faz.

      Excluir
  52. Pincela só com a gema ou gema com água?

    ResponderExcluir
  53. eu fico horas futicando nas receitas doida pra fazer todas mas demoramos pra consumir pois eu tenho que evitar o pão pois estou com um cadiquinho de sobrepeso ( e amoooo pão e se deixar como sem medida) meu marido fez bariátrica, então eu e minha filha menor não damos conta pra tanta variedade. Hoje vou fazer o panetone se der certo vou postar lá no feissibuqui rsrs

    ResponderExcluir
  54. Olá! Maurício.
    Descobri suas receitas e amei.
    Uso bastante minha máguia, mas agora está um pouco difícil pois meu esposo não pode comer nada que contenha manteiga e possivelmente nem óleo, o que poderia substituir esses ingredientes nas receitas?
    Vanda

    ResponderExcluir
  55. Mais uma receita que façodo seu blog e oe paes ficaram perfeitos! Modelei em bolinhas e profissionais hehehe! Gratidao por compartilhar com tanto carinho e esmero suas receitas! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  56. Olá Maurício, fiz hoje essa receita e ficou deliciosa. Muito obrigada por compartilhar, adoro seu trabalho vc é 10. Bjs

    ResponderExcluir
  57. Olá Maurício fiz o pão sovado e ficou maravilhoso. Muito obrigada por compartilhar receitas tão deliciosas. Adoro seu trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
  58. Oi Maurício, fiquei muito feliz pois essa receita ficou maravilhosa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  59. Olá Maurício, adoro suas receitas e sempre estou fazendo, mais gostaria de saber uma coisa, posso colocar tds os ingredientes na máquina e programar para a hora q desejar? Como vai leite morno fiquei na dúvida se dará certo. Obrigada pelo carinho e receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vc usa temperatura ambiente. Para saber mais e como programar veja as DIcas Basicas no blog. Abraços.

      Excluir
  60. Todos aqui em casa amaram! Ficou fofinho e adocicado na medida certa, amei!

    ResponderExcluir
  61. Olá, Maurício - Meus filhos e meu marido apreciam muito o pão sovado e tenho comprado em padarias e supermercados o pão industrializado Agora vou fazer o pão sovado caseiro seguindo a sua receita. Espero voltar aqui e poder postar só elogios para a sua receita rsrsrsrs. Já já estarei de volta... e obrigada por compartilhar estas delícias!

    ResponderExcluir
  62. Estou de volta.... fiz o pão e ficou ma-ra-vi-lho-so.... super recomendo que façam....
    Muit agradecida, Maurício, por esta dica saborosa!!!!

    ResponderExcluir
  63. Bom dia!!! Primeiramente gostaria de agradecer sua iniciativa de fazer este blog.
    Minha máquina chegou faz 5 dias :D
    Já fiz o pão de manteiga e o de leite. Ficaram INCRÍVEIS!
    Neste pão sovado, notei que a colher usada para medir o fermento está descrito como "colher de sopa". É isso mesmo? É que nos outros pães sempre está escrito "colher de chá" na medida do fermento.
    Agradeço sua atenção e fico no aguardo de sua orientação.
    Um abraço,
    Raquel

    ResponderExcluir
  64. Que bom achar o seu blog quase por acaso; tenho a máquina a mais de três anos e quase não uso. Agora ela que se prepare pra trabalhar. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde, estou fazendo o meu agora de banana com canela, seguindo todas suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  66. Maurício fiz esse maravilhoso pão e foi super aprovado. Fofíssimo!!!! Receita guardada em preferidos.

    ResponderExcluir
  67. Fiz esse pão e ficou maravilhoso...Adoro suas receitas, tanto p/ máquina de pães como tbm para air fryer, sempre indico para os amigos, parabéns!!

    ResponderExcluir
  68. Esse pão é um dos meus preferidos. Fica tão fofo que até dá medo de pegá-lo quando se tira da máquina! Comê-lo quentinho e com manteiga...maravilhoso!

    ResponderExcluir
  69. Pão fica maravilhoso, em casa só querem esse pão!!!!

    ResponderExcluir
  70. Oi Maurício, muito legal seu blog! Minha dúvida é o momento certo para abrir a máquina, cortar e pincelar com ovo. Geralmente bate e deixa crescer 2 vezes né. Como eu sei que vai começar a assar?

    ResponderExcluir
  71. Maurício, para assar no forno convencional, como programo minha máquina de pão? Somente programo "massa" ?

    ResponderExcluir
  72. Maurício nem te conto as maravilhas que tenho feito com esse pão sovado, esses dias o que tem feito sucesso é o mistinho, como aquele de padaria, fica MARAVILHOSO. Esse pão é um verdadeiro coringa! Obrigada!

    ResponderExcluir
  73. Olá friend, sou nova no blog e comprei minha panificadora essa semana (culpa sua kkkk) ansiosa para chegar e testar as receitas a do ayrfrier já testo e são ótimas sou apaixonada.... obrigado ❤❤❤

    ResponderExcluir
  74. Oi Maurício!! Faz diferença se usar leite feito com leite em pó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://maquinadepao.blogspot.com/2013/03/enriqueca-seu-pao.html

      Excluir
  75. Adoro seus canais no YouTube, vim pela receita da trança de maçã e Nutella, tenho uma dúvida. Posso substituir o trigo por um mix de farinha sem glúten sem alterar a receita ou tem que modificar alguma coisa? Sou celíaca e comprei a panificadora recentemente por isso, mas até agora os pães só ficam perfeitos na hora, passando algumas horas percebo eles um pouco mais secos do que o esperado. Fico no aguardo da resposta pra experimentar essa receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem-vinda! Não, esse tipo de substituição não funciona em pães, mesmo com muitos ajustes nunca terá os mesmos resultados. Veja a categoria SEM GLUTEN aqui no blog. Bjs

      Excluir
  76. Posso fazer as bolas e colocar na forma de buraco no meio , e assar no forno convencional ?

    ResponderExcluir
  77. Maurício amei essa receita! Se tornou a minha preferida! Só que coloquei na cor media e ficou muito escuro, daí percebi que pães doces é melhor colocar na opção cor clara né.

    ResponderExcluir
  78. Pão sensacional! Parabéns pela receita. Sucesso aqui em casa

    ResponderExcluir
  79. Eu sempre uso essa receita de pão sovado pra fazer rosca de goiabada, fica uma delícia!! Obrigado, friend!!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: