Pão Doce Integral


(Ciclo Integral)

Tamanho: 1200gr

3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farelo de trigo fino
1 xícara de germem de trigo
2 xícaras de farinha de trigo (opcional), pode ser feito só com farinha integral
1 xícara de farelo de aveia ou flocos de aveia
3 xícaras de água morna
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
1kg aproximadamente de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de sal (opcional)

Colocar os ingredientes na forma da máquina e programara o ciclo.

Dicas: Se desejar pode se fazer à mão assim, colocar numa bacia os ovos, açúcar mascavo, óleo e sal, misturar bem, acrescentar o farelo de trigo, germem de trigo e a água morna, misture e acrescente o fermento, farinha integral e a aveia, misture novamente e coloque a farinha de trigo. Deixe crescer de 1 a 2 horas. Se fizer em forma de pão dividir a massa em 3, leve para crescer novamente. Se optar em fazer bolinhas de 90 g rende aproximadamente de 60 a 65 pãezinhos. Untar com óleo a forma. Eu optei de fazer só com farinha integral, a de trigo não uso pois fica mais natural e mais gostoso, nestas porções o pão assa em 10 minutos em forno convencional, dependendo do forno. Após esfriar pode-se congelar.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

  1. Oi, Mauricio... dúvidas: fazer esta receita inteira na máquina, dá? Digo, por causa da quantidade de farinha. Ou talvez, como vc sugeriu, fazer a mão? Posso bater a massa na máquina de pão e depois dividir a massa, deixar crescer e assar no forno normal? Por favor, oriente-me. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone, esta não dá, mas tem outras semelhantes que dá viu, aqui no blog mesmo, abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!